quarta-feira, outubro 22, 2014

Um só nome, dois talentos diante da Graça

Fábio de Mello é um poeta do movimento e da luz: coreógrafo sensível, é capaz de extrair de um artista forças insuspeitadas até mesmo pelo próprio artista. De cultura imensa, consegue buscar em seu manancial interno as maiores delicadezas para transformar em dança, em som, em memória musical, em luz de estarrecedora beleza. Seja no ballet, na ópera, no carnaval, no cinema ou na vida, Fábio de Mello transforma em amor e beleza tudo que toca.

Fábio de Melo é um padre jovem, alegre, descontraído, filho de sua geração. Com simpatia e uma sabedoria invulgar para sua idade, consegue atrair um imenso fluxo de pessoas para uma espiritualidade sadia, solta, humanista. Sua voz bonita e sua atitude humilde, sincera e despojada conquistam os corações sem esforço. Pela arte e pelo amor, inspira e encaminha pessoas para que se voltem para dentro e tenham, cada uma, o seu encontro particular com o Deus que as habita.

Um único nome para duas pessoas tocadas pela Graça Divina, cada um à sua maneira. Se Fábio de Melo, o padre, escolheu o sacerdócio como caminho para expressão de sua arte e de sua fé, Fábio de Mello, o coreógrafo, escolheu a arte, ou foi escolhido por ela, para criar belezas que são, em essência, manifestações de fé e delicadeza - de fé no talento humano e em sua capacidade de manifestar a graça de muitas formas.

O padre e o coreógrafo acabam de se encontrar, no plano da poesia, em uma obra de arte: o ballet "A fé de um povo", criação coletiva da Companhia de Danças Clara Pinto, de Belém/PA, e de Fábio de Mello. O espetáculo, que faz parte do projeto Resgate da Cultura Paraense, criado pela bailarina, coreógrafa e professora Clara Pinto, estreou ontem, 21 de outubro, na abertura do XXI Festival Internacional de Dança da Amazônia - FIDA, iniciado por Clara Pinto em 1994.

"A fé de um povo" homenageia o Círio de Nazaré, marco da cultura religiosa em nosso país. Quem não ouviu falar na corda, nos pagadores de promessas, e do carinho do povo paraense por "Nazinha" - ou seja, Nossa Senhora de Nazaré, a grande Mãe de todos?  Para recriar esse indescritível momento de fé, os coreógrafos escolheram canções populares que moram no coração de todos. Na voz de Fafá de Belém, "Eu sou de lá" e a "Ave Maria" imortalizada por Dalva de Oliveira. E na voz do Padre Fábio de Melo, "Círio outra vez", de sua autoria. Para completar, a força avassaladora da música de Vangelis para o filme "A Missão".

Fábio de Mello, o coreógrafo, num ato de fé na arte - que é sua profissão de vida - adornou com sua iluminação e arremates coreográficos a canção de Fábio de Melo, o padre, criando climas e ternuras especiais para transformar "A fé de um povo" numa espécie de oração plástica, com a qual comungamos, extasiados e felizes. Os coreógrafos Clara Pinto, Welton Bezerra, Valdir Fernandes e Fábio de Mello mergulharam fundo no sentimento do povo paraense e retrataram a devoção à Virgem, a corda, a esperança e a dor com movimentos marcantes e suaves, alternando força e contemplação, angústia e fé, até a redenção final pela Graça. A mesma Graça que tocou ao nascer e toca, até hoje, os talentosos Fábios de Mello que, cada um com seus talentos e dons, se cruzaram no espaço do sagrado e se tornaram parte da criação de uma bela e singular obra de arte.

Nenhum comentário: